Briefing Maria Maleta

briefing sentir o marketing

HÁ MALETAS QUE VÊM POR BEM

Com design diferenciador e uma fusão de materiais da nova geração combinadas com uma das matérias-primas mais ancestrais, a pele, a Maria/Maleta lançou a Season Collection, uma coleção anual, composta por sete novos modelos intemporais. “Qualidade não é sinónimo de quantidade”, advoga a marca com origem no Porto.

Sustentabilidade e versatilidade, essas, são as palavras de ordem.

ana neto e daniela marques
 Apostando em modelos mais minimalistas, de linhas retas e cores sóbrias, a Maria/Maleta enveredou, num ano atípico, pela inovação, com uma coleção anual e intemporal para tentar dar resposta às exigências da era moderna, incentivando ao consumo transparente, informado e consciente. “A pele é até hoje a nossa matéria-prima de excelência, mas, cada vez mais, estamos atentas a novos materiais e tecnologias, principalmente as que promovem uma economia circular.

Na Season Collection já introduzimos novas matérias-primas provenientes da reciclagem de plástico, que vão ao encontro daquilo que procuramos: qualidade, sustentabilidade e durabilidade

 

Os sete modelos disponíveis no mercado refletem a versatilidade da personalidade feminina, “romântica e racional, sensível e corajosa, urbana e pacata”, descreve Daniela Marques, e podem ser usados sem estereótipos e regras. “A Maria/Maleta convida a mulher do século XXI a ser o que quiser, quando quiser e de uma forma divertida.”
 
Um convite inspirado no slogan: “One woman, one bag – two sides to choose.”
  
sustainable bags in leather brand
 

QUEM NÃO ARRISCA…

Depois da hesitação, do receio e reflexão, durante o confinamento provocado pela pandemia de Covid-19, eis que surge a reação com o lançamento da Season Collection. “Adaptámos a nossa comunicação à difícil altura em que estávamos/estamos a viver e brincámos um pouco com a situação, tendo a resposta ao lançamento da coleção surgido quando o ‘pânico’ inicial acalmou”, conta Ana Neto. “Considerámos que poderíamos ser uma lufada de ar fresco num Instagram que estava carregado de notícias difíceis”, completa a amiga e sócia de Ana.

 

marca portuguesa de malas

PLANOS

Apesar de alguma “preocupação” com o modelo de negócio digital, embora a Maria/Maleta tenha “alguns pontos de venda físicos”, as perspetivas futuras passam pelo “aperfeiçoamento do serviço de customização de produtos, quer na escolha de cores e materiais, quer na possibilidade de gravar uma mensagem escondida dentro do produto, melhorar a experiência de compra na loja online e procurar novos mercados”.

 

“Vamos continuar a trabalhar e a criar e, apesar de o futuro poder ser mais incerto do que o habitual, devido à crise económica provocada pela pandemia, vamos manter o pensamento positivo e o foco naquilo em que acreditamos e temos como valores base da marca”, refere Ana Neto.

 personaliza a tua mala com cores ou com o nome

 

 O ADMIRÁVEL MUNDO VEGAN

Para os amantes da filosofia vegan, a Maria/Maleta tem ótimas notícias. Pela primeira vez, partiu à descoberta deste admirável mundo novo e investiu em três produtos vegan, com materiais, que, além de serem de origem não animal, trazem valor acrescentado, no sentido de serem recicláveis e/ou reciclados.

 

Todas as peles utilizadas pela marca têm origem no desperdício da indústria alimentar. Dentro de cada modelo foi criada uma etiqueta que identifica os seus materiais constituintes.

 mochila de mulher veganvegan-backpack-recycled-materials

 

 

DE PORTUGAL PARA O MUNDO

“70% do nosso mercado é externo. E, dessa forma, gostaríamos de crescer muito mais a nível nacional”, admite Daniela Marques. Seguindo que estratégia? “Ser uma marca online permite-nos mostrar os pontos diferenciadores do nosso produto, contar a nossa história, explicar a sua funcionalidade e todas as causas que defendemos. Em traços gerais, passa pela transparência, sustentabilidade e design diferenciador.

 Defendemos um #siscode, um código entre amigas, que tenta motivar o consumidor à amizade no feminino, com piada e sem preconceito.

 A amizade que consideramos ser a aventura mais excitante que a vida nos dá e sem preço.” Tivesse-se Carrie Bradshaw, de ‘Sex and the City’, cruzado com a Maria/Maleta…

  

 

 entrevista briefing marketing malas